Novo ano e a Adaptação

3156
views

Para que as crianças tenham uma boa adaptação na entrada na escola é preciso que os pais estejam confiantes com a escola que escolheram.

No início do ano tudo é novidade, tanto para os pais, como para as crianças. É necessário criar novas rotinas, que no início poderão ser confusas. Os pais devem fazer todas as perguntas que sintam necessidade, até estarem devidamente esclarecidos. Nos primeiros dias podem e devem ligar as vezes que sentirem necessárias.

É normal que nos primeiros dias as crianças reajam com choro quando ficam na escola, porque deixam de estar num espaço que conhecem, para ficar num novo. Deixam as pessoas de referências (mãe, pai, avós), para estarem com outras crianças e adultos, que apesar de profissionais, são desconhecidos.

É necessário ganhar confiança para que o processo seja o mais tranquilo possível. Neste aspeto o papel dos pais é decisivo, se eles não estiverem seguros, irão transmitir esse sentimento, mesmo que não verbalizada, aos filhos.

Algumas crianças reagem de forma diferente, não choram, tudo é novidade e como tal, há uma vivência alegre. Passado alguns dias, esta vira rotina, e nessa altura é normal ocorrer o choro. Os pais devem entender que esta etapa faz parte do processo, não quer dizer que tenha ocorrido algo diferente na escola, simplesmente a criança tomou consciência do que será a sua rotina.

Na Grãos-de-gente tentamos facilitar esta etapa ao máximo, dialogando com os pais e encarregados de educação, para que a adaptação seja o mais tranquila possível.