A politica alimentar na Grãos de Gente, com opção Vegetariana

5745
views
Legumes estufados com feijão manteiga e cogumelos com arroz

Uma alimentação saudável e equilibrada é importante em todas as fases da vida, mas na infância acumula com a preparação do palato para toda a vida.

Na Grãos de Gente, tanto na Creche como no Jardim de Infância, é um pilar fundamental da nossa visão a alimentação saudável, variada e equilibrada.

A Presença constante da Fruta

A fruta é uma fonte de um sem número de vitaminas e outros nutrientes fundamentais para o nosso crescimento saudável. Na Grãos de Gente o seu consumo é fomentado não só como parte das refeições mas também como principal snack ao longo do dia.

Fruta servida em pequenas doses que podem sempre repetir

Durante o período de brincadeira livre nos recreios da Creche e Jardim de Infância é constante a presença de quartos de maçã e pêra para qualquer criança poder ir comendo algo saudável e refrescante.

E sempre com casca para não desperdiçar nenhum nutriente e ajudar a cativar cada vez mais as pessoas para este sabor.

Um Almoço equilibrado e nutritivo

A refeição mais importante do dia que as crianças partilham na escola é o almoço. Fazemos todos os possíveis para lhes dar a melhor e mais nutritiva experiência nesta refeição.

Começar sempre com sopa

A sopa é uma das bases de uma boa alimentação. Sacia, hidrata e é saborosa. Como tal todos os almoços na Grãos de Gente começam com uma saborosa sopa.

Caso a criança esteja com algum problema alimentar podemos sempre pedir a sopa base, Batata+cebola+cenoura+alho francês+abóbora, no próprio dia.

A ausência de carnes vermelhas

Como sabemos que muitos pais preferem evitar este tipo de carnes, e existirem algumas questões nos dias que correm sobre o seu consumo, optamos por não incluir carnes vermelhas alimentação da Grãos de Gente.

Vegetarianos uma vez por semana

Cada vez mais gente adere a dietas vegetarianas e estudos apontam a que existam vantagens em consumir refeições vegetarianas regularmente.

Hamburger Vegetariano com salada e arroz

É por isso que uma vez por semana o almoço na Grãos de Gente é vegetariano, e os pequenos desde cedo aprendem a gostar deste tipo de alimentação. Este almoço é criado por nutricionistas para garantir a proteína necessária mesmo sem proteína animal.

A opção Vegetariana

Também existe a opção de qualquer criança ter uma alimentação vegetariana. Desde que solicitado pelos pais todos os dias o pequeno Grão irá ter acesso a um almoço vegetariano.

Sem custos adicionais, nem qualquer tipo de diferença, fora no prato.

Dois dias peixe, dois dias Carne

Para manter a dieta variada além do dia vegetariano existem sempre dois dias de peixe, e dois dias de carne, sendo que nunca são seguidos.

Meia desfeita de Bacalhau com Grão. Tradicional Português e super saudável

A pescada, as aves e o bacalhau são os reis aqui na Grãos de Gente, não só pelo sabor como por também terem qualidades nutritivas interessantes.

Salada sim, Sempre!

Uma das maiores surpresas de alguns pais é ao saber que o seu filho come sempre salada ao almoço na Grãos de Gente.

Ao colocarmos sempre salada, alface e tomate, no prato desenvolvemos não só o gosto como criamos um hábito. E sim, até com peixe cozido a salada liga bem.

Doce para sobremesa?

A nossa sobremesa base é sempre a fruta da época. No entanto todos sabemos a festa que uma criança faz quando tem um doce para fechar uma refeição.

Para o fazer de uma forma equilibrada é dada como opção cerca de duas vezes por mês a gelatina ao invés da fruta como sobremesa.

A decisão final é sempre dos pais

A nossa politica alimentar assenta também num princípio básico que é dar sempre a razão aos pais. Qualquer mudança que necessite que seja efectuada à nossa politica base para cumprir com a sua visão da educação do seu filho será sempre atendida.

No caso de querer que sejam consumidos alguns produtos específicos trataremos de os dar sempre de acordo com as suas instruções, salvaguardando que sejam trazidos pelos pais caso não existam à disposição na escola.

Todas as fotos são de refeições reais da Grãos de Gente